A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta terça-feira, dia 17, a aquisição, por parte da V.tal, da unidade de clientes para fibra ótica da operadora de telecomunicações Oi, empresa que ainda se encontra em recuperação judicial.
Em comunicado, a Oi informou que a venda da UPI ClientCo (como é chamada a base de clientes de fibra da operadora) para a V.tal - Rede Neutra de Telecomunicações (BTG Pactual) também foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em decisão proferida uma semana atrás.
A empresa informou ainda que o desfecho da venda é "fundamental na busca pela viabilidade operacional da companhia, com vistas à superação de sua atual situação-econômico-financeira e à continuidade de suas atividades", de acordo com o jornal Valor.
A empresa de infraestrutura, de propriedade do banco BTG Pactual, comprou a unidade de clientes da Oi pelo valor de R$ 5,6 bilhões em setembro, após uma negociação conduzida dentro do processo de recuperação judicial da tele. O pagamento envolve ações (cerca de 10% do capital da V.tal), abatimento de créditos extraconcursais e acordo de dação de debêntures.
A Oi Fibra somava 4,2 milhões de assinantes até outubro, sendo a terceira maior operação de banda larga do País em número de assinantes. A V.tal vai colocar a unidade de clientes em uma empresa separada, segundo informação veiculada pelo site Teletime.