Francês famoso por doces que parecem frutas de verdade está no Brasil para uma ação de marketing da Hering
Por Juliana Ventura
Você é um empreendedor que quer seguir na confeitaria ou um amante de doces que adoraria ter uma loja de bolos? Para ajudar, resolvemos pedir dicas de negócios a um dos maiores nomes da confeitaria da atualidade: o francês Cedric Grolet.
Aos 39 anos, ele é um confeiteiro celebridade nas redes sociais. Com 12 milhões de seguidores no Instagram e outros 8,5 milhões no TikTok, criou uma legião de fãs que curte, compartilha e, claro, consome suas criações doces hiperrealistas. Atualmente, Grolet abastece 13 endereços, entre lojas e hotéis, sendo a unidade da região parisiense de Opera a mais conhecida.
Famoso pelas guloseimas que parecem frutas reais (recheadas por camadas de doce à base também de fruta) e pelos vídeos em que mergulha um croissant em uma xícara de capuccino, Grolet desembarcou no Brasil nesta semana para participar de uma ação natalina da Hering e inaugurar uma loja pop-up da rede no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
O teaser da campanha, um vídeo em que o confeiteiro e a atriz Bruna Marquezine preparam um de seus doces realistas que imita um chocotone, atingiu mais de 60 milhões de visualizações. Segundo a marca, a junção de moda com gastronomia, neste caso, se deu porque Hering e Grolet são dois ícones em suas respectivas esferas.
A PEGN, o confeiteiro diz que ter um plano de negócios e estudar o mercado em que você vai trabalhar são fatores primordiais para quem quer empreender no ramo. O endereço em que seu estabelecimento vai ser instalado e a qualidade dos ingredientes que usa são outros pontos importantes. "Todas as empresas têm altos e baixos, então, nunca desista. Tenha confiança no seu projeto", afirma. O confeiteiro conta que abriu sua primeira loja (a do bairro Opera) três meses antes de a pandemia de covid-19 ser decretada. "Hoje, a loja é a maior do grupo, mas passei por um momento em que não podia pagar o aluguel e o salário das pessoas. Perseverei e busquei encontrar soluções criativas."
Grolet também fala que leva muito a sério o feedback dos clientes. Segundo ele, sua confeitaria é quase inteiramente moldada pela opinião de quem consome seus produtos. "Uma vez um consumidor disse que a baunilha não estava com sabor de baunilha. Pedi que me levassem as favas para provar e constatei que, de fato, a qualidade havia caído. Fomos atrás do fornecedor e trocamos o ingrediente. Isso não teria acontecido se não levasse a sério o que meus clientes falam", relata.
Como abrir uma confeitaria
Grolet sabe que é um dos grandes responsáveis pela popularização da confeitaria realista e que muitos se inspiram nele. Quando perguntado sobre o que seria impossível de copiar, respondeu resoluto: a equipe. "Não é o treinador que entra em campo e faz os gols ou vai defender. Cada um tem sua função e seu posto de trabalho e é assim que tudo funciona", diz. Seus confeiteiros são tão importantes que uma expansão só acontece se Grolet acredita que um dos chefs pode assumir e tocar uma nova operação. São mais de 400 funcionários hoje no grupo.
Por fim, comentou que sua grande regra de ouro é tratar a todos com educação e respeito, dentro e fora da cozinha. Quando alguém pergunta se ele conhece Gordon Ramsay, chef inglês conhecido pelo reality show Hell's Kitchen, em que ele comandava uma cozinha de modo basante ríspido, Grolet responde: "Não! É completamente o contrário disso."
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https://revistapegn.globo.com/empreendedorismo/noticia/2024/12/equipe-ingredientes-e-confianca-chef-celebridade-cedric-grolet-da-dicas-a-quem-quer-ter-uma-confeitaria.ghtml