Botafoguenses mais jovens nem chegaram a ver aquele que era o último título obtido no Campeonato Brasileiro, conquistado em 1995 pelo time comandado pelo artilheiro Túlio em cima do Santos. Neste domingo, dia 8, a torcida lavou a alma ao ver sua equipe bater o São Paulo por 2x1, no Engenhão, e faturar o tão sonhada taça.
O título chegou com os gols de Savarino e Gregore, enquanto a jovem promessa são paulina William Gomes marcou para os paulistas. Mas o Fogão a rigor nem precisava vencer, já que seu concorrente mais próximo, o Palmeiras, falhou em cima do Fluminense ao perder por diferença de um gol para o Tricolor carioca, em pleno Allienz Park.
A conquista do Brasileirão chegou com o intervalo de apenas uma semana depois de outro importante feito botafoguense. A Copa Libertadores, vencida em cima do Atlético Mineiro no estádio Monumental de Nunez, em Buenos Aires.
O Palmeiras teve que se contentar com o fim do sonho do tricampeonato, enquanto o Flamengo terminou a competição em terceiro, seguido por Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia. Todos estão classificados para disputar a Libertadores 2025, sendo que o o Alvinegro paulista e o Tricolor baiano vão para a fase dos play-offs.
Em seguida vêm os classificados para a Copa Sul-Americana: Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético MG, Fluminense e Grêmio. Depois finalizaram a competição Juventude, Red Bull Bragantino, Atlético Paranaense, Criciúma, Atlético GO e Cuiabá, os quatro últimos rebaixados para a Série B.
No campeonato principal do próximo ano, volta o Santos, campeão da Série B em 2024, mais o Mirassol, o Sport e o Ceará. Assim, dos 20 participantes da Série A, seis serão times paulistas: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Red Bull Bragantino e Mirassol.