Locomotiva a vapor Baldwin, de 1927, rodando em Guararema | Imagem: Cyro Fiuza
Trem turístico, uma opção de passeio que volta a crescer no Brasil

Trem turístico, uma opção de passeio que volta a crescer no Brasil

As férias vêm se aproximando e uma opção que já teve mais tradição no país agora está voltando com força total: são as rotas dos trens turísticos, oferecidas em bom número e para todos os bolsos em estados principalmente do sul e do sudeste brasileiro.

A mais famosa é o Great Brazil Express, a "Litorina" paranaense, que parte de Curitiba para um percurso de 110 quilômetros até Morretes, no litoral do estado. Administrado pela Serra Verde Express, o Great Brazil Express é o primeiro trem de luxo da América Latina e o único no Brasil (serraverdeexpress.com.br).



Parte do percurso ente Curitiba e Morretes (foto site Serra Verde Express)

O passeio com quase quatro horas de duração é bonita e emocionante, pois o trem passa por trechos de escarpas, pontes, túneis, sempre tendo como pano de fundo toda a exuberância da Mata Atlântica ao fundo. Beleza e história reunidas, já que a viagem de inauguração da linha foi feita pela princesa Isabel, há mais de 130 anos. Existem várias opções para fazer o passeio, com preços a partir de R$ 405,00 por pessoa.

O mais novo percurso previsto na malha ferroviária nacional é do Trem Turístico Rio Minas, o primeiro do gênero a cruzar dois estados brasileiros - existe um trem de linha regular entre o Rio e Vitória, mas é de transporte de passageiros e sem infraestrutura adequada.

O caminho de 168 quilômetros, quando estiver totalmente pronto, percorrerá cidades como Cataguazes, Três Rios, Leopoldina, Recreio, Volta Grande e Chiador. Numa primeira etapa, o passeio será feito entre Três Rios (RJ) e Chiador (MG), com 37 quilômetros de distância.


Distrito de Luiz Carlos, em Guararema (foto: Cyro Fiuza)

O comboio é formado por duas locomotivas que puxam o equivalente a 15 vagões cada, com capacidade de transportar até 840 passageiros por viagem. O projeto do trem turístico começou a ser desenvolvido em 2015 por um grupo de voluntários e funcionários de ferrovias. A primeira viagem chegou a ser anunciada para este mês de dezembro, mas, por questões operacionais, a estreia deve ficar para o começo de 2024.

Em São Paulo, há algumas opções de linhas turísticas ferroviárias no interior do Estado. A mais conhecida delas é a de Guararema, cidade da região de Mogi das Cruzes, próxima à capital paulista. Para este final de ano, os passeios estão sendo feitos entre sexta-feira e domingo.


Composição do Great Brazil Express cruza pontilhão (foto site Serra Verde Express)

Não há necessidade de fazer reserva, embora seja recomendável nesse período de férias escolares. O preço do bilhete para dezembro é único (R$ 85,00), e inclui a viagem de ida e volta entre a Estação Central de Guararema e a estação da Vila Luis Carlos, perfazendo o total de 14 quilômetros - ida e volta.

A Estação de Guararema, construída em 1891, foi totalmente restaurada, e conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação. A Vila de Luiz Carlos conta com um comércio básico para atender aos visitantes.

Diferente das duas primeiras viagens, a de Guararema é feita com uma locomotiva antiga de origem norte-americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works em 1927. A raríssima máquina foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que também administra a operação turística (tremdeguararema.com.br).

Na segunda parte desta reportagem, serão mostrados percursos históricos feitos no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.