O GP José Pedro Ramirez (G.1) dá início à programação clássica do turfe sul-americano neste sábado, dia 6, no hipódromo de Maroñas, no Uruguai. Tradicionalmente disputado no "Dia de Los Reyes", o páreo em 2.400 metros, pista de areia, terá este ano uma substanciosa dotação equivalente a US$ 200 mil, ou 8.320.000 pesos uruguaios.
A prova, penúltima de um extenso programa de 17 páreos em Maronãs, será disputada às 20h50, no horário de Brasilia. Correm 15 competidores: Rock Walk, Posible Sueño, Drautec, Olimpo, Halo Fever, Join Battle, Ever Daddy, Papa Mim, Rammel, Devil Avenue, Rambo Approved, Palavras ao Vento, Mapa Mundi, Pluto e Don Musa.
O franco-favorito eleito pela imprensa especializada é o potro argentino Ever Daddy, potro castanho de três anos filho de Daddy Long Legs e Evolucionar, por Halo Sunshine. Treinado por Roberto Pellegatta, que o poupou no GP Carlos Pellegrini de dezembro especialmente para correr agora, o castanho de criação do Haras Abolengo e propriedade do Stud Tramo 20 é ganhador do GP Nacional (G.1), disputado em novembro em Palermo, sendo portanto o líder dos três anos no turfe argentino.
Dois nomes estão sendo apontados como principais rivais. O primeiro é Join Battle, por Catch A Flight y Tarry Town por Wild Event, de criação do Haras Santa Maria de Araras (BR) e propriedade do Stud Vincere. Treinado em Maroñas por Jorge Rey, o castanho de cinco anos foi o terceiro colocado no Ramirez de janeiro de 2023, vencido pelo azarão Roundofapplause.
A segunda diferença do favorito é Pluto, um filho de Discreet Min e e High Banana, por T.H. Approval, de criação e propriedade do Haras Phillipson. Treinado por Raimundo Soares, o castanho de cinco anos é ganhador do Gran Prêmio Municipal, realizado sobre 2.400 metros, na pista de areia, no último mês de abril, em Maroñas.