Registro foi feito no período em que o presidente atuava como sindicalista no ABC Paulista e integrava à campanha pelo perdão dos presos políticos e exilados durante a ditadura militar
Por Rafaela Gama - Rio de Janeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados têm resgatado nas redes sociais uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva usando uma camisa em que se lê a palavra "anistia". O registro, tirado em 1979, o mostra ainda como sindicalista no ABC Paulista, distribuindo panfletos para o público em prol do perdão aos presos políticos e exilados durante a ditadura militar. A imagem, no entanto, tem sido recuperada por bolsonaristas em meio à articulação pela anistia aos condenados pelo 8 de janeiro.
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro compartilhou a foto nos stories do Instagram, sem legenda ou comentário, no último domingo, no mesmo dia em que o ex-presidente reuniu aliados e cerca de 18 mil apoiadores na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. No ato, lideranças bolsonaristas discursaram a favor da anistia dos condenados pela invasão da sede dos Três Poderes.
Horas depois da manifestação, o ex-mandatário repostou uma publicação em inglês que comentava sobre o ato e comparava a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria Geral da República (PGR) à "perseguição da polícia stalinista" ao acusá-lo de ter arquitetado um golpe de estado "sem nenhuma prova".
"Foi assim que a polícia secreta de Stalin funcionou, e é exatamente assim que o estado brasileiro agora persegue pessoas inocentes para eliminar a maior ameaça política ao regime de Lula", diz o post. Entre as fotos anexadas à publicação, aparece a de Lula usando a camisa que reivindicava pela anistia dos presos políticos durante a ditadura militar.
Outro a resgatar a imagem de Lula foi o senador Cleitinho (Republicanos-MG), que postou nas redes sociais um vídeo em que aparece usando uma camisa com a foto de Lula. Na gravação, o parlamentar também listou outras personalidades que teriam sido beneficiadas pela Lei da Anistia ao final do regime militar, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-deputado federal Leonel Brizola, além dos cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso. "Os anistiados do passado são os ditadores do presente", diz Cleitinho.
No vídeo, o senador bolsonarista também comparou o caso do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, absolvido pela Justiça após ser acusado de ter recebido propina, e a situação de Débora Rodrigues dos Santos, presa por escrever com batom a frase "perdeu, mané" na estátua que fica na frente do STF. "De que lado você está? Eu estou do lado da Débora e espero que todo mundo brasileiro fique também", acrescenta Cleitinho.
Esse vídeo tem que bater 1 milhão de compartilhamentos. Acabei com a hipocrisia da esquerda que é contra anistia! "Os anistiados do passado são os ditadores do presente". pic.twitter.com/Gcowbp7lRa
- Cleitinho (@cleitinhotmj) March 17, 2025
O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/sonar-a-escuta-das-redes/post/2025/03/bolsonaro-michelle-e-outros-politicos-resgatam-foto-antiga-de-lula-usando-camiseta-com-pedido-de-anistia.ghtml