Imagem: Instagram @lulaoficial
Lula chega nesta quinta-feira ao Uruguai, com perspectiva de fechar acordo com a União Europeia

Lula chega nesta quinta-feira ao Uruguai, com perspectiva de fechar acordo com a União Europeia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai. O evento também marca o encerramento da presidência do Uruguai e sua transferência para a Argentina. A Bolívia participa pela primeira vez como membro pleno do bloco, após oficializar a sua adesão em agosto deste ano. Neste primeiro dia do encontro, o destaque é a 65ª Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC).


Na capital uruguaia, onde os presidentes devem fazer a reunião final do Mercosul na sexta-feira, Lula se encontrará com o ex-presidente José Pepe Mujica, seu aliado histórico e principal fiador da recente eleição de Yamandú Orsi à presidência do Uruguai. O encontro está previsto na residência de Mujica, nos arredores de Montevidéu, e poderá contar também com as presenças de Orsi e do presidente colombiano Gustavo Petro, dependendo de acertos nas agendas de cada um.

Lula e Yamandú Orsi já se reuniram na última sexta-feira, dia 29, em Brasília. Eles estão otimistas com a possibilidade de fechar o esperado acordo de livre comércio com a União Europeia. Tal decisão, se concretizada, deixaria o Brasil fortalecido diante das perspectivas de aumentar significativamente o comércio e os investimentos entre o Mercosul e o bloco europeu.


Lula e Ursula van der Leyen, em encontro em Brasília em 2023 - Ricardo Stuckert/divulgação


Segundo informação divulgada na noite desta quarta-feira pelo jornalista Jamil Chade, do UOL, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve viajar ao Uruguai para se encontrar com os presidentes sul-americanos. Um sinal de que o acordo entre UE e Mercosul pode ser anunciado entre hoje e sexta.

(com informações da Agência Brasil/EBC, Valor e UOL)