Fui pela segunda vez no Parque Geminiani Momesso para a inauguração da obra do consagrado artista Yutaka Toyota, Arco-Iris, lançada há 28 anos no Japão, para celebrar o Centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. O Parque Geminiani Momesso, próximo a Londrina, no Paraná, recebeu sua obra homônima nessa ode à amizade e à arte.
O Parque faz parte do Instituto Luciano Momesso - ILM, instituição sem fins lucrativos, e ocupa uma área de um milhão trezentos e cinquenta e cinco mil metros quadrados que foram recuperados com centenas de espécies da Mata Atlântica, integrando-se à diversidade de fauna e ao épico externo que vai inserir os apreciadores ao âmago de si e dos trabalhadores da arte.
Fiquei novamente maravilhada!!! No dia da inauguração e passeando por lá, percebi que é um projeto sem fim: Orandi tem planos de construir mais 10 pavilhões, fora os dois já existentes. O Parque já tem 60 esculturas e ele pretende colocar mais um número interminável de obras.
Orandi Geminiani Momesso tem uma coleção de arte brasileira de 5.000 obras e é o criador dessa imensa obra, sonho de uma vida!
Ele começou a construir o parque em 1980 e todas as esculturas estão muito bem colocadas ao longo dos caminhos pavimentados, e de várias lindas pontes de madeira.
O paisagismo, criado por Rodolfo Geiser, é realmente muito bonito. Fica difícil imaginar, ao ver o parque hoje, que antes era uma imensa plantação de soja! Orandi é um homem especial, realiza tudo com muito capricho; é, de fato, a obra de sua vida!
Orandi tem vários projetos, e um deles é construir um hotel. O local já está escolhido, no alto de uma montanha com vista para o Tibagi, um rio encantador e o mais importante da região. Além disso, ele planeja abrir um café próximo a um dos pavilhões.
Outro projeto envolve a construção subterrânea para abrigar sua importante coleção de urnas funerárias e pias batismais indígenas. A ideia é posicionar as urnas, que representam a morte, na parte escura, e as pias, que simbolizam a vida, na área iluminada. Uma interpretação que ele compartilhou comigo e que achei bem interessante é que as urnas simbolizam nossos indígenas, enquanto
que as pias representam os europeus e a religião católica.
Pavilhoēs
1-Angelo Venosa, um pavilhão para uma escultura muito grande do escultor toda de concreto e vidro com uma vista maravilhosa para o parque, com obras de:a-Iberê Camargob-Ernesto Fioric-Ivan Serpa fase negra ec- 3 obras do Goeldi
Casa Taipa- obras de
a-Liuba Wofb-Paulo Monteiroc-Stockinger
Pavilhões em Projeto
1-Raphael Galvez2-Urnas e Pias Batismais3-Capela Ecumênica4-Povos Originários5-Pavilhão do Sagrado6-Iole de Freitas7-Mobiliário8- A mão do Brasil
Para finalizar dois poemas do poeta paranaense Paulo Leminski:
"pelos caminhosque andoum dia vai sersó não sei quando"
"nada se leva. Anão ser a vidalevada que agente leva."
Boa Viagem!!