Guerra é um assunto que todos evitam. Vamos ver o filme e pensar como ela é cruel?
Por que a guerra?Indagam Einstein e Freud numa troca de cartas em 1932. Nelas, cada um desses grandes homens expõe seu ponto de vista.
Foi Einstein quem convidou Freud para opinar sobre a questão. E escreve:
"Pode haver somente uma resposta. É porque o homem carrega dentro de si um desejo de ódio e destruição."
Por sua vez Freud coloca que "...de nada vale tentar eliminar as inclinações agressivas dos homens." E ensina que só a civilização pode nos livrar da guerra. O que é difícil.
Por isso filmes como "A Batalha Esquecida" são úteis para pensarmos sobre a crueldade da guerra não só para os soldados que lutam, mas para todos os civis por onde ela passa.
O filme conta sobre a batalha do rio Escalda que causou destruição e um grande número de mortos: 2.283 civis,3.231 aliados e 4.250 alemães. A batalha evitou a tomada do porto de Antuerpia, na Bélgica, em setembro de 1944, barrando os alemães.
No filme vemos muitos jovens jogados no cenário horrípilante do frio, lama, balas e bombas.
Então não dá para não pensar no que passam os ucranianos e russos envolvidos nessa outra guerra sem fim, em pleno século XXI. Assusta o mundo todo.
Como fazer para que o bom senso indique o caminho?
Há três personagens principais no filme: um jovem piloto inglês bem nascido, que vai ter que tomar decisões vitais; um garoto holandês que luta do lado errado; e um membro da resistência holandesa corajoso e que ama seu país.
Estamos no século XXI e a guerra continua a existir, agora com o perigo de envolver a Europa, com o uso de armas sofisticadas e mais destruidoras do que nunca.
Quando é que vamos ter paz na Terra? Onde estão os homens de Boa Vontade?
(O trailer está no meu blog www.eleonorarosset.com.br )