Considerado o potro mais ligeiro do reduzido campo do Preakness Stakes (G.1), National Treasure fez valer sua principal característica e dominou, de ponta a ponta, a segunda etapa da tríplice coroa norte-americana, realizada neste sábado, dia 20, em 1.900 metros, na pista de areia do hipódromo de Pimlico, em Baltimore.
Na reta de chegada, o que se viu foi uma disputa particular entre National Treasure - favorito de 4/1 - e Blazing Sevens, que acabou por formar a dupla no disco. O derby-winner e candidato à tríplice coroa deste ano Mage bem que tentou acompanhar os dois ponteiros, mas teve que se contentar com o terceiro posto. Red Route One e Chase the Chaos completaram o placar. O tempo foi de 1'55"12 para os 1.900 metros, areia.
Pilotado pelo porto-riquenho Johnny Velazquez e apresentado pelo treinador Bob Baffert, National Treasure é um potro de três anos filho de Quality Road e Treasure, por Medaglia D'Oro, criado por Peter E. Blum Thoroughbreds e defensor de um sindicato formado por SF Racing LLC, Starlight Racing, Madaket Stables LLC, Masterson, Robert E., Stonestreet Stables LLC, Schoenfarber, Jay A., Waves Edge Capital LLC e Catherine Donovan.
A terceira e última prova da coroa é o Belmont Stakes (G1), programado para 11 de junho, no Hipódromo de Belmont Park, em Elmont, nos arredores de Nova York. Além de National Treasure, a corrida deverá contar com a volta às pistas de Forte, que foi o líder da geração de dois anos e, nessa condição, favorito do Kentucky Derby até o anúncio de sua retirada, uma semana antes do páreo.
Já a próxima corrida de Mage ficará para adiante do Belmont Stakes: será no Travers Stakes (G.1), dia 26 de agosto, em Saratoga, Nova York. Até lá, o campeão do Kentucky Derby ficará em descanso no Thoroughbred Center, em Lexington, Kentucky.