Diretor da consagrada trilogia de "O Poderoso Chefão", de "Apocalipse Now", "Drácula de Bram Stocker", e o menos famoso porém ótimo "O Fundo do Coração", o norte-americano Francis Ford Coppola acaba de concluir mais um projeto que já causa expectativa no mundo do cinema. Envolvido em muitas polêmicas de bastidores e reiterados atrasos, "Megalopolis" demorou nada menos do que 40 anos para ficar pronto. Ou seja, Coppola começou a filmar quando tinha 44 anos e concluiu o trabalho aos 84, recém-completados nesta última sexta-feira,dia 7 de abril.
Uma vez concluída, a obra está sendo ofertada aos distribuidores e ainda não tem prazo de estreia. A ideia do longa surgiu nos anos de 1980, mas Coppola não tinha orçamento para tirar Megalopolis do papel. Por conta disso, o cineasta não conseguiu financiamento dos grandes produtores e passou a colocar o próprio dinheiro no projeto. Ele vendeu algumas propriedades, inclusive uma vinícola na Califórnia, para conseguir pagar o filme, que custou aproximadamente US$ 100 milhões, ou cerca de R$ 506 milhões.
Megalopolis conta com um elenco formado por Dustin Hoffman, Shia La Beouf, Talia Shire, Jason Schwartzman, Forest Whitaker, Jon Voight, Adam Driver, Aubrey Plaza, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel e Laurence Fishburne. Além de dirigir, Francis Ford Coppola também escreveu o roteiro, cuja trama acompanha um arquiteto, interpretado por Adam Driver, que pretende reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador. Tanta demora em terminar o filme possibilitou situações atípicas como a própria entrada de Adam Driver no elenco - o ator tem 39 anos e nasceu, portanto, um ano depois do início das filmagens.