Baseado em uma história real e sucesso na Netflix desde o seu lançamento, em 2020, o filme "Wasp Network: Rede de Espiões", continua disponível e bastante acessado na grade da gigante mundial de streaming. Dirigido pelo francês Olivier Assayas, a obra é inspirada no livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", do jornalista e escritor brasileiro Fernando Moraes. E tem um elenco que não deixa nada a desejar, com a espanhola Penélope Cruz, o mexicano Gael Garcia Bernal, a cubana Ana de Armas, o brasileiro Wagner Moura e o venezuelano Édgar Ramirez.
O filme traz a história de uma rede de espionagem cubana, que agiu nos Estados Unidos em 1990, chamada de "Rede Vespa". Sob pretexto de deserção, agentes "fogem" de Havana e se infiltram em grupos de exilados de extrema-direita nos EUA. O período é bastante conturbado nas relações políticas entre os dois países, ainda sob o reflexo da Guerra Fria entre os norte-americanos e a União Soviética.
O plano parece certo, mas o preço a pagar por essa ideia acaba sendo alto, tecendo uma trama de reviravoltas, romances, mistérios e muitas cenas de ação para tirar o fôlego dos telespectadores.