No aniversário de 120 anos de nascimento de Candido Portinari, um dos maiores pintores que o Brasil e o mundo já viram, duas exposições em sua homenagem acontecem em São Paulo e em Minas Gerais.
A primeira já foi inaugurada, no último dia 25, na Galeria Frente, na capital paulista. Batizada de "Candido Portinari - No círculo de luz. Na asa do Sol", a mostra reúne quase uma centena de obras do artista paulista nascido na cidade de Brodósqui - algumas das quais nunca antes exibidas ao público.
A exposição, que permanecerá aberta até o dia 6 de maio, funciona das 10h às 18 horas, de segunda à sexta feira; e das 10h às 14 horas, aos sábados. A Galeria Frente fica na rua Dr. Melo Alves, 400, bairro de Cerqueira César, SP.
Já a mostra mineira ainda será inaugurada, no dia 17 de abril, e reunirá 42 quadros de Candido Portinari na primeira exposição do mundo do consagrado artista só com pinturas sobre o povo negro.
Nomeada "Muros Invisíveis", a iniciativa é parte da primeira edição do festival Fliparacatu, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto na cidade de Paracatu. O tema da feira literária este ano será "Arte, literatura e ancestralidade", e tem como presidente e curador o jornalista e escritor mineiro Afonso Borges.
Entre as obras previstas para exibição em praça pública estarão "Lavrador de café", "Meninos com pipa", e "Casamento na roça". As impressões serão feitas em lonas com os arquivos fornecidos pelo filho do pintor, o professor e escritor João Candido Portinari.