A Mocidade Alegre, escola do bairro da Casa Verde (zona norte de SP), levou o título de campeã do Carnaval 2023 em São Paulo. As notas foram apuradas na tarde desta terça-feira, dia 21, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.
O desfile da Mocidade Alegre teve como tema o primeiro samurai negro do Japão, Yasuke. Com 270 pontos, a escola conquistou o 11º título da sua história. Em segundo lugar, ficou a Mancha Verde (269,9), seguida da Império de Casa Verde (269,9).
Nas demais posições, vieram: Acadêmicos do Tatuapé (4º lugar), Dragões da Real (5º), Tom Maior (6º), Independente Tricolor (7º), Águias de Ouro (8º), Gaviões da Fiel (9º), Barroca Zona Sul (10º), Acadêmicos do Tucuruvi (11º) e Rosas de Ouro (12º lugar).
As duas agremiações do Grupo Especial que tiveram as piores notas, Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio, caíram para o Grupo de Acesso.
Em compensação, duas tradicionais escolas da capital paulista conquistaram o título e o vice do Grupo de Acesso e estarão de volta ao Grupo Especial no ano que vem. Favorita este ano, a Vai-Vai, do Bexiga (Bela Vista), marcou 270 pontos e sagrou-se campeã de 2023. A segunda colocada foi a Camisa Verde e Branco, da Barra Funda, que alcançou a mesma pontuação e também retornou à elite do samba paulistano.