Empresa fabricante de cigarros com atuação mundial, inclusive no Brasil, procura diversificar seu portfólio em outras áreas de produção e venda de tabaco
A Philip Morris, fabricante norte-americana de cigarros com atuação mundial, inclusive no Brasil, comprou esta semana a Swedish Match por US$ 16 bilhões, em uma das maiores transações financeiras do ano. A empresa planeja avançar no mercado de tabaco sem fumaça com a compra da companhia, em negócio pago em dinheiro.
A Philip Morris ofereceu US$ 10,62 (106 coroas suecas) por ação da Swedish Match, um prêmio de cerca de 39% sobre seu preço de fechamento da última segunda-feira, dia 9. Com sede em Estocolmo, a Swedish Match fabrica bolsas de nicotina, tabaco de mascar e rapé úmido, entre outros produtos. Um negócio que tira mais de 65% de suas vendas de produtos sem fumaça, mercado que vem crescendo nos EUA e na Escandinávia.
Desde 2015, toda a receita da Philip Morris vinha de cigarros, mas, no ano passado, a empresa fundada em 1847 em Nova York informou que cerca de 30% de sua receita já estava relacionada a produtos sem fumaça. Ela vende cigarros Marlboro fora dos EUA, enquanto sua antiga controladora, Altria, repassa essa marca, que é líder mundial de vendas, no mercado interno.
O objetivo da Philip Morris é ser predominantemente livre do fumo até 2025. "Apoiada por uma lógica estratégica e financeira convincente, essa combinação criaria um campeão global de combate ao fumo - fortalecido por pegadas geográficas complementares, capacidades comerciais e portfólios de produtos - e abriria plataformas significativas para crescimento nos EUA. e internacionalmente", disse à agência Bloomberg o CEO Jacek Olczak.
A oferta está sujeita à aprovação dos acionistas da Swedish Match e outras condições.