Faltando ainda três meses e maio para o final de 2021, três empresas de tecnologia planejam fazer IPOs na Nasdaq. A maior operação, já anunciada, é da fintech Nubank. Se depender de seus executivos, a meta é realizar a oferta pública inicial em busca de um movimento financeiro de mais de US$ 2 bilhões e um valuation superior a US$ 40 bilhões.
A segunda companhia de olho na Nasdaq é a plataforma de educação e cursos on line, Hotmart, que prevê movimentar US$ 400 milhões com sua oferta pública - mesma soma aguardada pela Ebanx, empresa especializada em pagamentos. No caso desta fintech paranaense, a oferta pode ficar para o início de 2022.
Fundada em 2011, a Hotmart atende criadores de conteúdo de mais de 100 países, com transações de produtos e serviços digitais que envolvem consumidores de 185 países. Para avançar em busca de expansão e novos mercados, a Hotmart comprou no ano passado uma concorrente norte-americana, a Teachable. Hoje, a empresa se apresenta como "a plataforma completa para transformar criadores de conteúdo em empreendedores".
Criada em 2012, a Ebanx também está presente em muitos países e tem clientes do porte de AliExpress, Spotify, Airbnb, Uber, Shopee e a própria Hotmart. Oferece soluções de pagamentos com boleto, crédito, débito, parcelamento e PIX, além de outras modalidades disponíveis em países da América Latina.
Há pouco tempo, uma concorrente próxima da Ebanx - a uruguaia dLocal - fez sua oferta pública inicial na Nasdaq e foi avaliada em US$ 11 bilhões. A empresa já atua no Brasil via parceria com a fintech Dinie, que oferece pagamentos para pequenas e médias empresas.